quinta-feira, 9 de junho de 2011

As famosas sacolinhas de plástico

Oi pessoinhas!!!


Hoje quero falar sobre um assunto que me fez ficar bem conhecida entre os caixas e balconistas daqui do bairro (rsrsrsrsrsrs), as sacolinhas de plástico.

Por que fiquei conhecida? Nego todas elas, sem exceção.

Simplesmente ODEIO essas sacolinhas!!!!!

Todos sabem o quanto elas agridem o meio ambiente. Elas levam cerca de 300 anos para se decompor, contaminam o solo, é maioria nos aterros sanitários, e muitas delas vão parar em rios e mares, sendo confundidas com alimento pelos animais aquáticos, deixandos-os doentes e levando-os até mesmo à morte. 





 Aas minhas compras de supermercado, além de levar minhas sacolas retornáveis (que, aliás, consegui recuperá-las das mãos da Nani hoje!), carrego também em caixas de papelão que os supermercados agora nos cedem. Este último eu ainda reaproveito para desfazer do meu lixo seco.

Sempre tenho uma bolsinha de pano comigo daquelas que se dobram e ficam pequenininhas. Daí não tem desculpa!

E quando está sem sacola nenhuma??? Joga na bolsa e vamos embora!!

Quando faço compra de hortifruti (o famoso sacolão), faço o possível para usar os sacos transparentes, deixando tudo solto mesmo. Vai tudo pra bolsa grande. Pra quê pegar milhões de saquinhos, um pra cada tipo de fruta ou legume, né?

Quantas vezes já fui na padaria buscar meu pãozinho quentinho e cadê?? Ai cristo, esqueci minha sacola. Acostumei, e sempre levo na mão mesmo, pois o pacote de pão já é um tipo de bolsa né??

As meninas do caixa que adoram!!! E sempre comentam “A natureza agradece!”.

Fico tãão feliz quando ouço isso!! Sinal de que muitos estão tendo um certo tipo de consciência.

Muitos me acham exagerada, ou até mesmo chata, pois, sempre fico falando: “sacola pra quê? Coloca na bolsa”.

E quando você compra uma borracha, ou algo tão pequeno quanto, e lá vem eles com a danadinha. Ou compra uma garrafa de coca de 1l e, lá vem eles com DUAS danadinhas.

Aaah não, ninguém merece!!!! Pra mim isso chega a abuso!!!

E estou contagiando muitas pessoas à minha volta com essa atitude, até mesmo aquelas que nem eu acreditava que adotaria esse comportamento.

Meu marido direto chega com os maços de cigarro dele e o pão da padaria dentro do capacete da moto (chegando do trabalho), rsrsrsrsrsrs. Ou dentro da sua mochila quando tem muito volume.

E agora ta virando lei!

Ano passado foi aprovado a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e o assunto já consta nas agendas dos governos. Já está proibido a distribuição de sacolas plásticas em cidades como, Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP), assim como, em outras cidades como São Paulo (SP), encontram-se em fase de adaptação até a proibição total.

Minha família é toda de Belo Horizonte, e estão se adaptando às turras com a nova lei. Minha avó comprou a sacola biodegradável de R$ 0,19 na padaria e a usa sempre pra buscar pão. Quero dizer, sempre compra uma nova, pois esquece a que comprou no dia anterior em casa. Kkkkkkkk. Então comprei uma bolsinha dobrável pra ela e preguei no chaveiro de casa. Assim ela não esquece mais.

Com a minha mãe foi bem mais fácil, pois, muito do que aprendi foi justamente com ela. Algumas atitudes novas que tomo, ela rapidinho já está tendo também.

E pensar que até pouco tempo atrás a gente carregava a bisnaga (aquele pão compriiido) enrolado em papel pardo e barbante, e o leite de saquinhos encaixado nos dedos. Não tinha sacola nenhuma!!!

Tá bom!! Sei que você está pensando: e o lixo, como você faz com ele sem sacola???

Então! Eu compro o saco pra lixo que é biodegradável ou reciclado. Sim, sim, é um pouco salgado o preço, mas no final das contas, você está pagando para proteger o seu lar (o nosso planeta).  Você encontra-os em qualquer supermercado (acredito eu). Mas no Walmart e Extra eu tenho certeza! Olha a propaganda gratuita aí, vou pedir um desconto... rsrsrsrsrs

Mas agora vou tentar uma nova experiência: o saco de jornal!

Vou falar sobre ele no próximo post, senão esse aqui fica muito grande né???

Espero que vocês sigam o exemplo, pois como dizem as meninas do caixa: “A NATUREZA AGRADECE!!!!”

Beijo grande e muita luz pra vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário