quinta-feira, 9 de junho de 2011

Saco de jornal para o lixo

Oi meu povo querido!

Como prometido há alguns minutos atrás, rsrsrsrsrs, vou falar sobre o TAL saco de jornal para o lixo.

Eu já tinha visto em alguns sites, até recebido por e-mail essa idéia. Mas foi quando meu grande amigo Trick (apelido tá??) apareceu aqui em casa dizendo: “Dé, tenho uma coisinha muuito legal que aprendi e tenho certeza que você vai adorar e usar muito.” E pegou um pedacinho de papel e fez o saquinho pra mim.

Então eu percebi que esse saco estava me perseguindo e que eu tinha que experimentar.

Além de evitar o uso de sacola plástica, o papel do jornal ajuda na decomposição do lixo, pois este entrará em contato direto com o ambiente mais rápido que se estivesse em um saco plástico.

Eles são feitos à partir de dobraduras típicas do origami, e sua confecção é muito simples que você faz em questão de segundos. Aí vai PAP dele:



1. Você pode usar de 1 a 3 folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca.
2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.
3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
4. Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.
5. Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda.
6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
8. Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura.
9. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho.
10. É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo.
11. Pronto!

Pode ser usado tanto pra lixo orgânico quanto pra seco, pois a forma que ele fica não vaza o chorume (que claro você já deve evitar a produção deste).

Aqui no meu prédio tem o coletor de lixo geral, que é aqueles carrinhos laranjas. Então eu nem vou precisar jogar dentro de um saco aqui dentro de casa, posso colocar direto lá.

Muitas pessoas estão usando somente no lixo do banheiro, para depois colocar no saco da cozinha. Assim é uma sacola a menos. Mas aqui em casa vou tentar nos dois.

Eu gasto em média 2 sacos de 15 litros por semana, pois deixo encher bem para descartá-los. Espero agora não precisar usar mais nenhum.

Vou começar essa minha nova experiência amanhã (quando termino de encher o velho saco de lixo) e venho loguinho dizer a vocês como foi.

Beijinhos cheios de luz.


Um comentário:

  1. Muito legal. Vou tentar isso aqui em casa. O problema é que não compro jornal. Mas vou passar a comprar para experimentar essa idéia. Você junta tbm o lixo orgânico por muiro tempo? Assim não gera chorume? Aqui em casa são pelo menos três sacolinhas por semana de orgânico, senão começa a atrair insetos, aí tenho que descartar logo :(

    ResponderExcluir