segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atitudes pequeninas e fáceis

Oi pessoinhas!


Vamos começar de verdade?!?!
E aí, já parou pra pensar que nas tarefas simples do dia-a-dia  que você realiza pode ajudar e muito para manter um mundo mais saudável?
Creio que vocês já estão careeeecas de saber que enquanto escova os dentes deve-se desligar as torneiras, o mesmo vale para lavar o rosto e a louça; que deve desligar as luzes sempre que não estiver no local; não jogar lixo nas ruas, e por aí vai. Isso tudo já está mais que entranhado em nossas mentes, não é mesmo? Mas infelizmente ainda existe uma maioria que nem sequer se recorda de ter lido isso em algum lugar, quanto mais adotar essas atitudes.
Até eu mesma esqueço de fazer algumas coisinhas, vê se pode?? Esqueço de desligar a tv da tomada para não deixar em standby (isso gasta uma energia que é uma beleza!!), e até mesmo o microondas que fica com o reloginho piscando ali pra mim.  Quanto ao relógio do microondas (que é o único que tenho em casa, tirando o do computador), já encontrei uma solução rápida e menos dorida no bolso: ganhei um relógio de parede feita com disco de vinil e funcionamento à pilha (que será a recarregável, claro!!) que foi confeccionada por uma amiga muuuito querida, a Sanye. Depois ensinarei como fazer esses relógios e outras cositas com LPs. Já a Tv, preguei um lembrete ao lado dela até eu me acostumar...


Aqui vão algumas dicas básicas tiradas do site do Akatu (http://www.akatu.org.br/Dicas):


ÁGUA
- Tome banhos mais rápidos
   Eu me ensaboo debaixo do chuveiro, assim já vai enxaguando ao mesmo tempo. Quando não lavo cabelo, gasto no máximo 5 minutos de banho.


-Fechar o chuveiro vale quatro meses de economia na conta.
 Aqui em casa é chuveiro à gás (o qual a chama piloto só é acendida na hora do banho), mas quando lavo os cabelos, fecho a torneira assim mesmo, porém só no condicionador (sou friorenta), mas ainda conseguirei me adaptar. Lavando os cabelos (que são longos e muuuuito) gasto em média 10 min. no banho.


-Escove os dentes de torneira fechada
 Já é um hábito pra mim, até mesmo quando vou lavar o rosto.


-Não deixe as torneiras pingando - O pinga-pinga em um ano significa mais de 16 mil litros de água desperdiçados.
 Ainda bem que tenho um marido que realmente o HOMEM da casa. Qualquer coisinha ele já vai lá e dá um jeito. Mesmo quando não dá para arrumar em definitivo na hora, ele já dá um jeitinho pra diminuir o problema.


ENERGIA


- Verifique se a vedação da sua geladeira está perfeita
   Sou bem cismada com isso,por isso sempre fico de olho


- Desligue os aparelhos elétricos pelo botão liga/desliga e não apenas no controle remoto
  A minha tv eu tenho que desligar na tomada, pois ela continua em standby. Nessa tarefa ainda estou a desejar...


RESÍDUOS


- Separe as garrafas PET para reciclagem
  Eu separo todo o meu lixo seco do orgânico, sempre lavando as embalagens antes de descartá-las. Mesmo que na sua casa não tenha a coleta seletiva, os simples fato de você separar em casa facilita e muito a vida dos catadores na hora de catar nos lixões.


-Loja de celular recebe baterias velhas para reciclagem
  
- Baterias piratas tem mais mercúrio
   Eu abomino qualquer produto pirata


- Não descarte óleo usado na pia
  Farei um tópico especial em relação a esse assunto.


- Prefira produtos não embalados e sem isopor
   Farei um tópico especial também


-Leve sacolas retornáveis ao fazer compras
 Também terá um tópico especial


- Recicle suas pilhas
  Várias empresas e alguns bancos já possuem papa-pilhas


- Recicle latinhas de alumínio
  Essa nem preciso comentar né??? A minha faxineira leva todas as minhas latinhas embora, rsrsrsrsrs.


Quanto ao consumo, depois farei um tópico também relacionado a esse assunto.
Nossa, é tanta coisa que quero passar pra vocês, mas quis começar pelo básico, mas passo mais uma dica:
A Revista Planeta Sustentável lançou o Manual de Etiqueta Sustentável com 65 dicas para enfrentar o aquecimento. Você pode baixá-la e de quebra fazer um teste para saber se você é um ser sustentável. Eu fiz e o resultado deu como "comprometida", adorei!!
Aí vai o link:  http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/
Estou lendo ainda e depois digo o que já foi feito por mim.


Inté!


Beijinhooss

2 comentários:

  1. Oi amiga! Adorei seu blog e parabéns pela iniciativa! Acredito que vai passar muita coisa boa e enriquecer a todos nós com sua criatividade! Fico feliz por você ter gostado do relógio...ainda tenho que fazer um lá pra casa tbm..hihi Bjs no Leozinho e em você florzinho! Ti amu!

    ResponderExcluir
  2. Olá amor, adorei esse blog. Visite o meu também, mesmo ele estando um pouco parado por conta da minha falta de tempo. http://mairasuarez.blogspot.com (Ecodesign). Adicione.

    Ainda cometo alguns pecados, como não separar todo o meu lixo, algumas coisas ainda vão embora mas, tenho descargas de 3 e 6 litros, meu banho dura uns 3 minutos, separo grande parte do lixo, desligo alguns aparelhos no filtro de linha mas, meu microondas fica ligado =( (pois a tomada é de difícil acesso - estou para comprar um filtro de linha também), nunca deixo luzes acessas de bobeira (gasto pouquíssima energia - preferi comprar aparelhos de led e classe A)... nunca jogo lixo na rua ... enfim, tantas coisas. Ah, no começo separava o óleo em uma garrafa e depois parei de usar - hoje, depois de 1 ano, tenho menos da metade da garrafa com oléo, acho que nunca vou completá-la rs. No começo pensei que fosse ser difícil mas, depois que vira costume é uma beleza.

    =) É tão bom fazer algo de proveitoso todos os dias!

    Beijos, saudades.
    Máy

    ResponderExcluir